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Governo de SP debate o impacto social da comunicação pública na Casa São Paulo, no SXSW





Iniciativas como Abrigo Amigo e a campanha #SouDoador ganharam destaque em evento de inovação nos Estados Unidos



Secretaria de Comunicação apresentou seus principais projetos nos Estados Unidos

O Governo de SP abriu espaço na segunda-feira (11) para discutir os impactos da comunicação pública no South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de inovação do mundo que ocorre nos Estados Unidos nesta semana. Pela primeira vez, o Estado montou a Casa São Paulo no local, onde oferece palestras e workshops com cases do estado.

Organizado pela Secretaria de Comunicação (Secom), o painel “Comunicando com propósito: o papel da comunicação pública e o impacto na vida das pessoas” abordou a importância da comunicação 360º para aprimorar o diálogo com a população. Na ocasião, foram apresentadas ações e projetos desenvolvidos pela Secom, entre eles o “Abrigo Amigo”, a campanha de doação de órgãos #SouDoador e a criação da campanha “São Paulo são todos”.

A mediação do debate foi realizada pela CEO da In Press Porter Novelli, Roberta Machado. A jornalista falou da importância da comunicação para aproximar poder público e sociedade civil. Ela destacou a necessidade de que isso chegue a todos para mostrar os programas do Governo de São Paulo. “A comunicação fica muito potente quando todos estão alinhados ao mesmo discurso e estratégias”, afirmou.

Em seguida, foi a vez de Alan Strozenberg, da Agência Baila, apresentar a criação da nova marca do Governo de SP e destacar como o seu slogan, “São Paulo são todos”, norteia toda a comunicação estatal. Construído a partir dos três pilares da gestão – diálogo, dignidade e desenvolvimento -, o conceito reflete as prioridades da gestão e que as pessoas são o centro das ações da gestão.

Fernando Diniz, representando a agência DPZ, trouxe para a discussão importantes cases da Secom para ilustrar como a comunicação pública precisa estar sempre atenta ao que acontece. Um dos exemplos foi a campanha de doação de órgãos com Faustão e Pedro Bial, a #SouDoador. “Foi um filme potente que teve um ótimo resultado de impacto real no aumento do número de doações”, disse. Outros cases criativos tratados pelo governo com destaque na fala no publicitário foram a campanha da dengue, que apresenta o mosquito como animal que mais mata, e o programa de bolsa estudantil internacional, apresentado com linguagem de filmes e games para atingir o público alvo.

Para fechar o painel, o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, trouxe o case Abrigo Amigo, que mostra na prática a importância do envolvimento de empresas, setor privado e setor público no impacto da comunicação pública. O projeto oferece companhia e segurança a mulheres que estão sozinhas à espera do transporte público. Por meio de um painel digital, elas podem acionar uma videochamada com a atendente para solicitar apoio. Graças à sua interligação com o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública (CICC-SSP), a atendente consegue solicitar o SAMU e a Polícia Militar em caso de emergência. Guerrero destacou que o engajamento dos agentes públicos permitiu que a iniciativa ganhasse força. “Mais do que jogar luz sobre um tema tão relevante quanto a violência contra as mulheres, a iniciativa do Governo de SP revelou como é possível usar a comunicação para conectar as pessoas aos serviços públicos.”

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