O carioca Rafael foi o último eliminado do ‘Masterchef Brasil’, em sua 9ª temporada avaliando cozinheiros amadores.
Ele foi eliminado por seu porco ter passado do ponto. Rafael se emocionou e disse que se encontrou na cozinha como sua área, a definindo como “seu lugar no mundo”.
Relacionadas
Assim, a final de semana que vem será disputada entre Fernanda e Lays.
Confira o que aconteceu na semifinal do ‘MasterChef Brasil’:
Para garantir a primeira vaga na final, Rafael, Lays e Fernanda precisaram recriar os pratos que deram a vitória aos campeões das 3 temporadas do “MasterChef: Profissionais”.
Dayse, Pablo e Rafael, os campeões, foram convidados para auxiliar o top 3.
Lays, vencedora da prova da última semana, escolheu primeiro qual dos pratos ela faria. Ela ficou com o prato de Daisy.
Em seguida, ela distribuiu o prato de Pablo para Rafael e o de Rafael para Fernanda.
O trio teve, para executar a tarefa, 1h15 min de prova.
E essa energia “Nunca fiz língua” // “Como que laqueia um pato?” SOCORROOOO
— MasterChef Brasil (@masterchefbr)
O alto nível de complexidade da prova fez todos os participantes se atrapalharem.
Fernanda queimou o seu pato e teve que improvisar com algumas coxas e Rafael queimou os pistaches. Já Lays, conseguiu trabalhar com alguma tranquilidade.
Primeira a entregar, Lays serviu dry aged com deglaçagem de cebola roxa, tutano no palmito pupunha, prato que deu a vitória a Daisy na primeira temporada dos Profissionais. Ela foi elogiada pelo ponto da carne muito bom e por não ter deixado o palmito tão macio.
Rafael serviu o prato de Pablo: língua com cenourinhas glaceadas e molho de cenoura reduzido. A língua dele foi considerada borrachuda, mas o molho do prato estava gostoso. O prato foi considerado bom para quem nunca cozinhou uma língua, mas que se perdeu um pouco ao ficar azedo.
Fernanda teve que improvisar e serviu um corte diferente do pato, laqueado com mel, além de um molho de cenoura e cevadinha. O trabalho dela foi considerado bom, embora fosse praticamente outro prato. Ela foi elogiada, contudo, por não ter desistido.
Emocionada, Lays recebeu a notícia de que foi a primeira finalista do programa.
Prova de Eliminação
Na última prova de eliminação da temporada, Rafael e Fernanda precisaram fazer um banquete para os chefes: lombo de porco com bacon, recheado com legumes assados, bolinho de batata, repolho marinado e farofa com castanhas portuguesas.
Os chefs alertaram a dupla que o principal elemento da prova era o lombo, que deveria estar no cozimento perfeito.
Era obrigatório, ainda, um acompanhamento e um molho, que poderiam ou não ser os mesmos sugeridos. Eles teriam, ainda, 3 minutos de mercado e 2 horas de prova.
Os dois conseguiram entregar o que planejaram no tempo determinado, mesmo se enrolando um pouco durante os processos.
É CLIMA DE DECISÃO! Esquentou demais ali entre a Fernanda e o Rafa, hein? 👀🔥
— MasterChef Brasil (@masterchefbr)
Fernanda entregou primeiro.
A mineira apostou em lombo recheado com bacon e tâmaras, bacon, feijão tropeiro e quiabo refogado. Ela se atrapalhou, contudo, na hora de servir e acabou deixando um palito no prato de Jacquin. Fogaça apontou também que algumas partes do seu lombo precisava ter passado mais tempo na churrasqueira, assim como o feijão, mas elogiada pelo molho.
Já Rafael disputou a vaga na final com bacon, legumes grelhados, chutney de maça verde e lombo recheado com cogumelos e couve flor. Rafael foi criticado pelo molho um pouco amargo, mas elogiado pelo porco bem temperado e pelos legumes frescos. Já o chutney, foi criticado por parecer um pouco com um purê.
Fonte: poashow.com.br/2023/10/12/masterchef-fernanda-e-lays-disputarao-final-do-masterchef