NOTICIAS

Arinter recebe visita de instituição estadunidense para formalização de novas parcerias  – IFSP

Aproximação de grupos de pesquisa e mobilidade acadêmica são duas das possíveis ações conjuntas 

Dando sequência ao trabalho de captação de novas parcerias, expansão das oportunidades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, e da divulgação da imagem do IFSP em um cenário internacional e global, a Assessoria de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Arinter/PRX) recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), a visita de Willian Velez, gestor de relações internacionais da Lane Community College, do estado norte-americano de Oregon. 

No encontro, o convidado teve a oportunidade de conhecer um pouco da estrutura do IFSP, dos projetos que são desenvolvidos em diversos campi da Instituição, e verificar as inúmeras formativas entre o Instituto Federal e a LCC. 

Da esquerda para a direita: Wagner Belo, Willian Velez e Adalton Ozaki (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP)Dentre os pontos acordados, que culminarão na assinatura de um acordo de cooperação, foram discutidas a possibilidade de desenvolvimento de programas de capacitação de inglês como língua estrangeira, a aproximação de grupos de pesquisa, e a possibilidade de mobilidade estudantil e de servidores. 

De forma mais imediata, foi apresentada a possibilidade de que os alunos norte-americanos se inscrevam no curso de Português como Língua Adicional (PLA) oferecido em formato online pelo Campus São Paulo, bem como a participação em um seminário acadêmico que a LCC realizará no primeiro semestre de 2025. 

O coordenador de Relações Internacionais do IFSP, Wagner Belo, conta que conheceu Willian durante a Conferência Anual da Associação de Educadores Internacionais (Nafsa), em 2024, na cidade de Nova Orleans (EUA), onde a Arinter apresentou um trabalho relacionado ao modelo de gestão desenvolvido para atender as demandas de relações internacionais do IFSP. “A partir de lá, iniciamos uma intensa conversa que culminou nesta visita de um potencial parceiro. Sabemos que este foi um passo importante para consolidação de mais um acordo, que seguramente estará vinculado a projetos concretos e de grande impacto para o Instituto Federal”. Wagner acrescenta que o acordo entre as instituições deve ser formalizado nas próximas semanas.