NOTICIAS

Hospital Municipal é reconhecido pelo atendimento de traumas

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), recebeu na última semana uma importante premiação: a certificação por distinção do serviço de trauma com o selo máximo, o diamante.

A certificação é feita pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão), em parceria com a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado) e leva em consideração diversos fatores que refletem a qualidade do atendimento ao paciente com trauma, entre eles protocolos obrigatórios, que norteiam a equipe para uma assistência mais segura.

Fizeram parte desta certificação o atendimento pré-hospitalar, com o Samu, o serviço de trauma do HM, o centro de reabilitação Lucy Montoro e as UBSs da Zona Leste do município. Cada unidade tem uma importante participação na prevenção, assistência e reabilitação dos pacientes vítimas de trauma.

Em destaque nessa linha de assistência encontra-se o tratamento de pacientes com fratura de fêmur com mais de 60 anos assistidos pela rede em que a maioria dos pacientes realizam a cirurgia em até 48 horas após a entrada no HM, recebendo alta andando com apoio em 80% dos casos (em que o idoso deambulava antes da queda).

Todos esses fatores juntos garantiram ao Hospital Municipal de São José dos Campos c Cerificação por Distinção do Serviço de Trauma com o selo diamante.

“Nós temos como missão ser um hospital referência nacional de atendimento ao trauma e o selo representa todo o trabalho realizado para o bem das pessoas; para nós isso é muito importante e uma felicidade muito grande”, disse Carlos Maganha, diretor técnico do Hospital.

Sala de Trauma

Um dos avanços do hospital municipal foi a criação da sala de trauma, em 2019, com o objetivo de centralizar o atendimento primário destes pacientes em um único espaço, sob os cuidados de equipe especializada própria, formada por cirurgião 24h e equipe de enfermagem.

Para Flavius Vinicius Teixeira de Toledo, coordenador do serviço de cirurgia do Hospital Municipal a principal vantagem de ter esse setor é a agilidade no atendimento. “Aqui nós temos uma equipe de enfermagem treinada para esse tipo de atendimento, com equipamentos  para fazer até uma intervenção agressiva como uma toracotomia de reanimação, por exemplo, então todo o fluxo de atendimento desse paciente acaba sendo muito mais eficiente”, explica.

Sobre a premiação, o coordenador destaca a importância para toda a equipe. “O selo é o reconhecimento de todo o esforço de anos de trabalho dedicados ao paciente politraumatizado, além de ser um estimulo para todo a equipe”.

Entre os casos considerados como trauma estão os pacientes vítimas de atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas de moto, vítimas de ferimento por arma de fogo, idosos que apresentam fratura de fêmur, traumatismo cranioencefálico, entre outros.

Por mês, o Hospital Municipal, atende cerca de 550 pacientes vítimas de trauma em seu pronto socorro.

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde