NOTICIAS

Ações educativas do programa ‘Amigos da Praia’ chegam ao Cabo Branco

As ações educativas do programa Amigos da Praia chegam ao Cabo Branco, neste domingo (26). Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vão abordar os frequentadores das praias sobre o descarte de resíduos e a preservação da vegetação. Neste sábado (25), as ações foram realizadas em Tambaú e contou com o apoio da população.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou que os serviços de limpeza nas praias, incluindo a faixa de areia e a calçadinha são realizados diariamente e ininterruptos, mas a realização do programa no verão é para alertar a população sobre a necessidade do descarte adequado dos materiais consumidos e que se tornam resíduos.

“Cada pessoa deve fazer sua parte e nos ajudar com a limpeza. Se comeu ou bebeu algo, basta guardar as embalagens em uma sacolinha e descartar nos contentores disponíveis na calçadinha”, comentou o superintendente. Os agentes distribuíram as sacolas aos banhistas como forma de estimular a população a adotar a prática e ter onde acondicionar os resíduos antes do descarte nos contentores e papeleiras.

O servidor público José Luis, de Belo Horizonte (MG), veio com a esposa para João Pessoa pela primeira vez e disse ter uma primeira impressão fantástica da cidade. “Estou achando excelente. É uma cidade limpa e organizada, e sei que é muito difícil manter isso nas praias. Ainda bem que eu vim para cá”, comentou, sorridente.

A comerciante Erica Barbosa também veio com a família pela primeira vez, na Capital paraibana. Natural de Garanhuns (PE), ela também destacou a limpeza e a organização das praias. “Geralmente, nas praias aonde vou os quiosques disponibilizam locais para descartar os materiais, mas acho importante esse trabalho ambiental de explicar sobre o descarte e entregar as sacolas”, opinou.

Educação ambiental – Conforme o secretário-executivo da Semam, Djalma Castro, os agentes da Secretaria realizam ações de educação ambiental o ano todo, a exemplo da recuperação de áreas de Restinga e fiscalização da questão sonora em toda a cidade. Para ele, é importante iniciar o ano com as ações nas praias. “João Pessoa cresceu muito e é necessário termos um bom trabalho para recepcionar os visitantes”, observou. A Semam fez a distribuição de mudas de árvores nativas – jatobá e ipês nas cores rosa, amarelo, roxo e branco – e plantou um coqueiro na praia.

A parte musical do programa fica por conta do Baticumlata, grupo de percussão da Emlur, que tem um papel educativo. O grupo produz música a partir da utilização de materiais recicláveis, como bombonas de tambores de metais e de plástico, cano de PCV com garrafa PET e caixa de papel.

Abordagem – A diretora de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Emlur, Kênia Chaves, explicou que as equipes abordam todos os frequentadores das praias, incluindo banhistas, praticantes de atividades físicas, comerciantes, barraqueiros de guarda-sol na areia e trabalhadores ambulantes. “A abordagem é feita na calçadinha, na faixa de areia e nos bares e quiosques, levando essa mensagem de preservação das nossas praias, que é parte de nossa missão”, explicou.

A vendedora ambulante Windy Priscila estacionou seu carrinho de bebidas na areia da praia e disponibiliza três lixeiras para os clientes descartarem os copos plásticos. “É muito importante a gente não deixar a praia suja, sem contar o risco que é deixar palitos de churrasco na areia”, apontou. Quando a lixeira está cheia, ela descarta os materiais nos contentores da calçadinha. “Quando a equipe da Emlur está passando, a gente já entrega para eles as sacolas”.

A organização não governamental Guajiru também abraçou a causa do programa e se voluntariou na entrega das sacolinhas. “Agradeço o convite e por termos as portas abertas no atendimento de nossas demandas. Parabenizo a gestão pelo trabalho e esperamos contribuir da melhor forma possível”, disse a presidente da Guajiru, Daniele Siqueira.

Durante o verão, a Emlur amplia as ações de limpeza na orla para dar conta do maior número de usuários e consequente produção de resíduos. Os serviços de varrição na calçadinha e catação na faixa da areia são realizados 24h todos os dias. Já a coleta de resíduos sólidos é feita quatro vezes ao dia, na orla.

Programação

25/01 (sábado) – Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré) – 9h

26/01 (domingo) – Praia de Cabo Branco (Final da Av. Beira Rio) – 9h

01/02 (sábado) – Praia do Bessa (em frente ao Bessa Grill) – 9h

02/02 (domingo) – Praia de Barra de Gramame (faixa de areia) – 9h

08/02 (sábado) – Praia dos Seixas e Praia da Penha (área de estacionamento) – 9h

09/02 (domingo) – Praia do Sol (faixa de areia) – 9h

15/02 (sábado) – Encerramento – Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré) – 9h