Complexo Tiradentes alcança aprovação recorde e se consolida como referência na saúde pública – CGNotícias

O Complexo Tiradentes segue como exemplo positivo para a saúde pública de Campo Grande. A unidade conquistou um alto índice de satisfação entre os usuários. Uma pesquisa recente por amostragem realizada pela SESAU revelou que até 89,7% dos entrevistados avaliam o serviço oferecido pelo Complexo como “bom” ou “ótimo”, reafirmando o compromisso da unidade com um atendimento humanizado e eficiente.

Além da aprovação expressiva, os números de atendimentos reforçam a importância do Complexo Tiradentes para a população. Entre junho de 2024 e fevereiro de 2025, a unidade realizou 49.303 atendimentos no CRS/PAI Tiradentes – Dr. Antônio Pereira, demonstrando sua relevância para a comunidade. Destes, 28.686 atendimentos foram destinados ao público adulto, enquanto 20.617 atenderam crianças.

A criação do Pronto Atendimento Infantil (PAI) no Complexo foi um dos principais avanços da unidade apontados pelos usuários, garantindo assistência ágil e especializada às crianças. Em pouco tempo de funcionamento, o serviço já registra índices de satisfação de até 89,7%, provando que a iniciativa foi um grande acerto da gestão municipal.

“Com o Pronto Atendimento Infantil, conseguimos oferecer um cuidado ainda mais qualificado para as crianças da nossa cidade. O reconhecimento dos usuários é a prova de que estamos no caminho certo”, destaca a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Aprovação expressiva da população

A pesquisa ouviu 358 usuários, incluindo homens e mulheres que utilizam os serviços do Complexo Tiradentes (CRS/PAI/USF). A maioria dos entrevistados foi do público feminino (252 mulheres contra 106 homens), evidenciando a confiança das mães e responsáveis na qualidade do atendimento oferecido.

Os índices de aprovação também foram destacados por setor:

  • Centro de Referência em Saúde (CRS): 83,2% de aprovação
  • Unidade de Saúde da Família (USF): 89,7% de aprovação
  • Pronto Atendimento Infantil (PAI): 89,7% de aprovação

O coordenador da CGES/SESAU, médico Cyro Mendes, destaca. “Sob o ponto de vista de pesquisa, o índice de aprovação tão alto assim nos coloca próximo de locais que têm um índice de aprovação muito alto e até mesmo as instituições de serviço suplementar de saúde. Isso mostra um nível de reconhecimento da excelência do atendimento lá, é muito importante para uma Secretaria Municipal de Saúde ter ideia desse tipo de análise e o impacto dela. Então, um índice de aprovação como esse nos coloca na direção de que o atendimento executado dentro do Complexo Tiradentes, qualquer que seja a linha de cuidado, está sendo muito bem feito e muito bem administrado por esses profissionais e cumprindo todos os preceitos éticos de bom cuidado e também confiados na boa avaliação dos usuários”.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, celebrou os resultados e reforçou o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços prestados. “Esse índice de satisfação é o reflexo de um trabalho sério e comprometido. Nossa prioridade é garantir um atendimento humanizado, ágil e de qualidade para toda a população”.

Compromisso com a excelência no atendimento

Durante a aplicação da pesquisa na unidade, foi expressiva a manifestação dos usuários em geral, não apenas de pais e mães das crianças atendidas no PAI, que fizeram questão de pontuar a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela unidade como um todo. 

Foram relatadas melhorias como a redução no tempo de espera por atendimento, acolhimento mais humanizado por parte da recepção e das equipes de saúde, maior disponibilidade de medicação na farmácia e melhorias na infraestrutura do complexo.

A ouvidora-geral do Sistema Único de Saúde, Silvia Raquel Bambokian, destacou. “Durante a aplicação da pesquisa na unidade, foi expressiva a manifestação dos usuários em geral, não só pais e mães das crianças atendidas no PAI, que fizeram questão de pontuar a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela unidade como um todo. Foram exemplos de relatos que indicaram diminuição no tempo de espera por atendimento, acolhimento mais humanizado por parte da recepção e também pelas equipes de saúde, disponibilidade da medicação na farmácia e melhoria nas condições de infraestrutura do complexo”.

PAI – Pronto Atendimento Infantil

Desde junho do ano passado, o CRS conta com o PAI 24h, que realiza, em média, 100 atendimentos infantis por dia. Em outubro de 2024, o PAI recebeu novos mobiliários, como berços e roupas de cama, além de melhorias na estrutura, incluindo pintura e um novo jardim.

O Complexo Tiradentes também passou por uma revitalização completa, abrangendo a USF (Unidade de Saúde da Família), com nova pintura, aquisição de equipamentos e instalação de 12 aparelhos de ar-condicionado para climatização dos ambientes.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a fachada da unidade e a foto interna de uma paciente com o filho.