Em 2025 são 160 vagas e as inscrições podem ser feitas até dia 9 de abril
O projeto ‘Estudantes no Controle’, promovido pela CGE/MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), tem se consolidado como uma ação inovadora no incentivo à participação cidadã dos estudantes da rede pública estadual.
Nesta terça-feira (25) aconteceu na Escola Estadual 26 de Agosto, localizada em Campo Grande, a cerimônia de lançamento da edição de 2025 do projeto.
Criado com o objetivo de fortalecer o controle social, a transparência e a ética na administração pública, o projeto capacita alunos para que atuem como fiscais da gestão escolar, promovendo auditorias cívicas e propondo soluções para os desafios encontrados em suas unidades de ensino.
Iniciado em 2018, a edição de 2025 conta com 160 vagas disponíveis e as escolas estaduais participam de um processo seletivo para integrar a competição. Os alunos formam equipes lideradas por um professor orientador e passam por diversas fases, que incluem:
- Oficinas de Capacitação: treinamento sobre cidadania, ética e auditoria cívica.
- Auditorias nas Escolas: diagnóstico dos principais desafios na gestão escolar.
- Plano de Ação: elaboração de propostas para melhorar a administração da escola.
- Audiências Escolares: apresentação dos resultados à comunidade.
- Desafio Final: avaliação das melhores práticas e premiação das equipes vencedoras.
A premiação do projeto contempla as escolas que obtêm as melhores classificações, garantindo recursos para investimentos e melhorias na unidade de ensino, além do reconhecimento dos estudantes e professores participantes.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Carolina Camuzzo, para este ano, a premiação será de R$ 317.250, divididos entre 15 escolas e que as etapas do projeto são realizadas ao longo do ano.
“Eles precisam realizar, ao longo do ano, diversas etapas que são propostas e elaboradas estrategicamente pela coordenação do programa. Todas elas são pensadas realmente nesse sentido de desenvolver o protagonismo deles dentro da escola, uma cidadania mais ativa, esse pensamento crítico dentro da escola, para que eles possam olhar as situações que acontecem dentro daquele local que é deles e possam propor soluções”, explicou Ana Carolina.
Para o secretário de Educação Hélio Daher, esse é um projeto que prepara os estudantes como cidadãos.
“O estudante tem que entender qual é o papel dele como cidadão, qual é o papel dele para a sociedade. O exercício da cidadania começa na escola e os ‘Estudantes do controle’ é hoje o nosso projeto que mais incentiva o desenvolvimento da Cidadania, vale muito a pena desenvolver esse projeto junto com nossos estudantes, professores e toda comunidade escolar”, destacou Hélio.
Impacto e reconhecimento
Desde sua criação, o projeto tem crescido em adesão, refletindo a importância do protagonismo juvenil na administração pública. Em 2024, por exemplo, mais de 100 escolas disputaram vagas para participar da iniciativa, e o projeto foi premiado no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.
A iniciativa já resultou em diversas melhorias nas escolas, desde pequenas reformas até mudanças na gestão de recursos e serviços, demonstrando que os alunos podem ser agentes de transformação dentro da própria comunidade escolar.
A estudante Rafaella Medeiros Correa, do 2º ano do Ensino Médio na EE 26 de Agosto, participou do projeto em 2024 e destaca os aprendizados e a transformação na relação dos alunos com a escola.
“O projeto é muito legal porque faz a gente entender como as coisas funcionam na escola e como nem tudo é tão fácil quanto parece. Por exemplo, a gente achava que reformar um espaço era simples, mas vimos que exige planejamento e trabalho em equipe. Também aprendemos a nos comunicar melhor e a valorizar os recursos que temos”, explicou Rafaella.
No último ano ela e outros estudantes participaram da reforma da biblioteca e do laboratório da escola. Antes, a biblioteca era pouco utilizada pelos alunos e professores, mas, após a revitalização, o espaço se tornou mais organizado e convidativo.
“Nós pintamos, colocamos novos armários e organizamos tudo. Agora, os alunos vão até a biblioteca para ler e descansar no horário do almoço, e os professores também passaram a utilizá-la mais com os estudantes”, disse a estudante.
Inscrições
As inscrições para a edição de 2025 estão abertas até o dia 9 de abril. Podem participar escolas situadas nas cidades abrangidas pelas CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) indicadas no regulamento.
São 160 vagas disponíveis, e para participar o(a) Diretor(a) ou Diretor(a) Adjunto(a) deve inscrever a escola no link https://www.cge.ms.gov.br/oge/estudantes-no-controle/ , além de escolher um professor para ser Orientador do Projeto.
Segundo o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda o projeto surgiu como uma forma de fortalecer o controle social desde cedo.
“A Controladoria avalia a execução das políticas públicas e controla os gastos com dinheiro público. Paralelamente, incentivamos o controle social, ou seja, a sociedade verificando a aplicação desses recursos. A ideia é formar futuros cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, capazes de fiscalizar melhor o uso dos recursos públicos”, finalizou Girão.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ewerton Gentil/SED