NOTICIAS

Super Centro Carioca de Saúde chega a dois milhões de procedimentos realizados – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Super Centro Carioca de Saúde fica em um complexo com três blocos de quatro andares cada – Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Mais moderno complexo de saúde da América Latina, o Super Centro Carioca de Saúde (SCCS), em Benfica, já realizou mais de dois milhões de consultas, exames e procedimentos desde sua inauguração, em outubro de 2022. A marca foi celebrada na unidade na tarde desta quinta-feira (24/4), com a presença do prefeito Eduardo Paes, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário de Saúde, Daniel Soranz. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou o serviço de diálise peritoneal, um procedimento menos invasivo que possibilita a realização da diálise em domicílio aos pacientes em terapia renal substitutiva cujo perfil permita o uso da técnica. Também foram recepcionados os novos 54 profissionais do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, que vão atuar na rede municipal de saúde do Rio.

– Aqui foi um dos primeiros projetos em que entraram recursos da atual gestão do Governo Federal. Esses recursos serviram para olharmos para as especialidades. Ou seja, para os exames, a fila de regulação, … E já evoluímos bastante. E o Governo Federal tem sido um grande parceiro da cidade do Rio na área da saúde – afirmou Eduardo Paes.

Na visita, o ministro da Saúde conheceu as instalações do Super Centro e o novo serviço de dialise peritoneal. Ele também acompanhou a vacinação da Tia Surica, presidente de honra da Portela, contra a gripe no ponto de vacinação instalado no SCCS. No momento, a cidade do Rio está em campanha de vacinação contra a gripe. Além disso, o ministro também conheceu o programa Seguir em Frente, que oferece ajuda com serviços para as pessoas deixarem a situação de rua.

– Eu acompanhei toda a modelagem do Super Centro, com os recursos do Governo Federal enviados para cá. Esse modelo, de esforço para reduzir o tempo de espera do atendimento especializado, é o que queremos fazer em todo o país. Aqui é um modelo muito bem sucedido. Houve uma redução de 170 para algo em torno de 50 dias no diagnóstico oftalmológico. Pude acompanhar esse projeto novo da diálise peritoneal, que humaniza o atendimento e reduz custos. Estamos muito felizes e vamos ampliar essa parceria – disse Alexandre Padilha.

Na visita ao Centro Carioca do Olho (CCO), o ministro conheceu a Ótica Carioca, que oferece óculos para os pacientes do Super Centro Carioca. Padilha recebeu um óculos, que marcou o número de 55 mil pessoas beneficiadas com a entrega de óculos.

Diálise peritoneal, uma alternativa pelo bem-estar

O novo serviço de diálise peritoneal representa mais uma inovação do Centro Carioca de Especialidades (CCE), que integra o SCCS junto ao Centro Carioca do Olho e o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI). Somados, os três centros e as 30 unidades avançadas do CCDTI realizam, em média, 2.500 atendimentos especializados por dia. As conquistas são fruto do trabalho conjunto da Prefeitura do Rio e do Governo Federal. Anualmente, o Ministério da Saúde destina R$ 110 milhões por ano ao SCCS, o equivalente a 60% do custeio do complexo.

Após uma fase piloto, a diálise peritoneal agora é implementada de maneira definitiva na carteira de serviços do SCCS. A técnica de tratamento traz mais conforto, qualidade de vida e bem-estar ao paciente em terapia renal substitutiva, já que permite sua desospitalização e/ou evita que ele se desloque três vezes por semana para realizar a hemodiálise convencional em ambiente hospitalar, prevenindo infecções e complicações.

– Hoje é um dia muito simbólico para nós, são dois milhões de atendimentos realizados no Super Centro. Uma unidade que tem uma excelente avaliação do usuário e queremos expandir com dois novos Super Centros, um na Zona Norte e outro na Zona Oeste. Agradecemos o apoio do Ministério da Saúde, já que grande parte dos procedimentos aqui são de financiamento direto do ministério – declarou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Inicialmente, o SCCS disponibilizará 50 aparelhos de diálise peritoneal para pacientes com perfil para este tipo de tratamento. É a primeira unidade da rede própria da SMS a dispor do serviço, ampliando em 50% as vagas atuais ofertadas na rede credenciada, onde há 96 pacientes em uso da técnica. No SCCS, 36 pacientes já adotaram o aparelho e outros cinco estão em treinamento para iniciar o uso. Ao todo, o Rio tem 3.200 pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e o serviço é ofertado por 17 clínicas contratualizadas.

Para fazer uso da diálise peritoneal, o paciente e sua residência devem atender a pré-requisitos clínicos e infraestruturais, que levam em conta condição clínica, rede de apoio e estrutura, uma vez que é necessário um consumo maior de energia e uso de água tratada. A fim de identificar os pacientes que se encaixem nesses critérios, uma equipe do CCE realiza entrevistas com usuários do serviço de diálise nos hospitais municipais. Após a desospitalização, o paciente passa a fazer acompanhamento no ambulatório do CCE com médicos nefrologistas e enfermeiros especializados em nefrologia para avaliar o andamento do tratamento.

Cidade do Rio recebe mais 54 profissionais do programa Mais Médicos

O prefeito Eduardo Paes, o secretário Daniel Soranz e o ministro Alexandre Padilha também deram boas-vindas a 54 novos profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Eles vão atuar na rede de Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade do Rio, distribuídos em 239 unidades entre clínicas da família e centros municipais de saúde. Com a chegada dos novos profissionais, o município passa a contar com 418 médicos do programa.

A intensificação da força de trabalho da SMS, vinculada entre Prefeitura e Governo Federal, reforça o compromisso do atendimento qualificado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo resultado da reestruturação da APS, iniciada em 2021. Atualmente, a cobertura de Atenção Primária à Saúde é de 79,37%, com 1.365 equipes de Saúde da Família.

Categoria:

  • 24 de abril de 2025
  • Marcações: diálise peritoneal governo federal Mais médicos procedimentos Super Centro Carioca de Saúde