NOTICIAS

Curso de pães e salgados capacita reeducandos em Bataguassu e abre portas para nova profissão

Transformar ingredientes simples em novas oportunidades de vida. Foi com esse propósito que um curso de panificação e produção de salgados foi ofertado esta semana a reeducandos do Estabelecimento Penal de Bataguassu . A iniciativa proporcionou não apenas aprendizado técnico, mas também a possibilidade de recomeçar com dignidade e uma profissão nas mãos.

Promovida por meio de parceria entre a  Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Senar ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a capacitação teve carga horária de 24 horas e abordou a produção caseira de pães e salgados, com foco na qualidade dos alimentos, higiene e educação alimentar.

Durante o curso, os participantes aprenderam a preparar uma variedade de produtos, como pães de batata, integral e de alho, além de salgados como esfiha e empadão, e doces como cuca e sonho. As aulas foram divididas entre teoria e prática, com destaque para boas práticas de fabricação e sustentabilidade.

Para o diretor-presidente do presídio, Luiz Fernando da Silva Jesus, iniciativas como essa são essenciais para romper o ciclo da criminalidade. “Oferecer qualificação dentro das unidades prisionais é dar uma nova chance a essas pessoas. É por meio de oportunidades como essa que conseguimos construir caminhos reais de transformação e inclusão social”, destacou.

As ações voltadas à educação e profissionalização dos custodiados da Agepen são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência Educacional, e fazem parte de uma política voltada à construção de um futuro mais digno e produtivo para quem busca recomeçar.

Comunicação Agepen