Ícone do site NOVAS DO DIA

Com case de Minas Gerais, MS avança na criação do Observatório de Segurança Pública – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) realizou na manhã de quarta-feira (9) a segunda reunião do Grupo de Trabalho instituído para implementar o Observatório de Segurança Pública do Estado. O encontro contou com a apresentação do modelo implantado em Minas Gerais, considerado case de sucesso na área e referência para outras unidades da federação.

Criado em 2016, o Observatório de Segurança Pública da Sejusp-MG desempenha papel essencial no apoio às forças de segurança mineiras, contribuindo para a construção de políticas públicas baseadas em indicadores confiáveis e na mensuração de resultados.

“Há anos utilizamos indicadores de resultados para gestão da segurança pública em Minas Gerais e a atuação do Observatório nos processos de integração, produção e divulgação de dados, tem sido fundamental para viabilizar políticas públicas eficientes. Nos últimos anos essa necessidade se intensificou e o Observatório passou a exercer um papel importante, inclusive na divulgação das estatísticas oficiais de segurança pública em Minas Gerais”, destacou o coronel Miller Michalick, ao apresentar a sua experiência como usuário dos dados do Observatório.

O coronel Micael Henrique Silva, que também participou da apresentação, reforçou que a abordagem baseada em dados tem transformado a atuação da segurança pública de Minas Gerais. “A intenção é transformar a mensuração em ações concretas, tanto de natureza preventiva quanto repressiva, gerando benefícios sociais e promovendo o controle da criminalidade”, explicou.

O secretário-executivo de Segurança Pública de MS e presidente do Grupo de Trabalho, Wagner Ferreira da Silva, agradeceu a participação dos representantes mineiros e ressaltou a importância da troca de experiências. “O objetivo é conhecer cases de sucesso, como o Observatório de Minas, e entender, com base na expertise deles, o que podemos aplicar em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que a iniciativa está alinhada com os princípios de transparência e modernização da gestão pública.

“Dados estatísticos nos permitem ser mais eficientes e transparentes com a sociedade. Compartilhar esse conhecimento entre todas as forças é fundamental para compreender o cenário atual, projetar tendências e definir as estratégias mais eficazes”, pontuou.

Previsto no plano de governo do governador Eduardo Riedel, o Observatório de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul tem como missão ampliar a transparência dos dados estatísticos da área, fortalecer a análise por meio da ciência de dados e gerar diagnósticos qualificados. A proposta também visa incentivar a produção científica, estimular a participação social na busca por soluções, padronizar procedimentos e subsidiar os gestores na formulação e acompanhamento de políticas públicas baseadas em evidências.

O Grupo de Trabalho responsável pela implantação do Observatório foi criado por meio da Resolução SEJUSP/MS nº 1.052, de 11 de junho de 2025, e é composto por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Perícias e da própria Sejusp.

Comunicação Sejusp-MS

Sair da versão mobile