Primeiro dia de REFIS da Prefeitura de Nova tem grande procura por atendimento
A Prefeitura de Nova Iguaçu deu início, nesta quarta-feira (20), ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal com a Fazenda Pública – REFIS 2025. Já no primeiro dia, mais de 600 pessoas físicas e jurídicas buscaram atendimento para negociar débitos tributários e não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2024. O número é a soma de atendimentos realizados diretamente na prefeitura, por telefone, via e-mail e chat.
A busca pelo atendimento não presencial, recurso mais indicado pela prefeitura, representou 56,7%. Esse serviço de autoatendimento pode ser feito em https://refis.novaiguacu.rj.gov.br/login. Desta forma, os inadimplentes podem negociar suas dívidas sem sair de casa ou enfrentar filas. Acessando o site, o contribuinte pode conferir todos os valores e tributos devidos, simular o financiamento dos débitos quantas vezes for necessário e fazer a adesão ao REFIS.
“O atendimento online é a maneira mais rápida e cômoda de aderir ao REFIS. No entanto, nossa Central de Atendimento está de portas abertas para receber aqueles que porventura encontrarem alguma dificuldade”, explica Ricardo Rosas, secretário de Atendimento Geral e Ouvidoria.
A Central de Atendimento funciona no prédio da prefeitura, na Rua Athaíde Pimenta de Moraes 528, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Dentro destes mesmos dias e horários também é possível sanar dúvidas pelo telefone 2666-4970 ou pelo e-mail [email protected]. Já o autoatendimento pelo site funciona 24 horas por dia.
O REFIS é uma oportunidade para que pessoas físicas e jurídicas sanem débitos com o município, como taxas de IPTU, ISSQN, taxa de poder de polícia e serviço, auto de infração e intimação, além de lançamentos efetuados por outros órgãos e entidades (exceto multas de trânsito). Para isso, é preciso que o contribuinte esteja em dia com os tributos relativos ao exercício 2025.
“O programa possibilita quitar dívidas com até 100% de descontos em juros e multas monetárias. Também é possível negociar o pagamento em até 36 vezes, desde que o valor mensal não seja inferior a uma UFINIG (Unidade Fiscal de Nova Iguaçu), que está em R$ 81,33.”, explica o secretário municipal de Fazenda e Fiscalização Tributária, Evandro Gonçalves.
O Programa de Incentivo à Regularização Fiscal com a Fazenda Pública vai até 17 de novembro. Todos os detalhes sobre o REFIS 2025 estão disponíveis no Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu, na edição publicada no dia 7 de agosto.
Confira as condições de parcelamento:
100% de desconto no valor de juros e multas para o caso de pagamento em até 6 parcelas;
80% de desconto no valor de juros e multas para o caso de pagamento em até 12 parcelas;
60% de desconto no valor de juros e multas para o caso de pagamento em até 18 parcelas;
40% de desconto no valor de juros e multas para o caso de pagamento em até 24 parcelas; e
20% de desconto no valor de juros e multas para o caso de pagamento em até 36 parcelas.