A 6ª edição da Ação Agro Social, realizada neste sábado (30/08), consolidou importantes parcerias e ampliou a rede de apoio à agricultura familiar. Organizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), a iniciativa contou com a entrega de obras, atendimentos gratuitos e ações voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento rural e da comunidade local.
Parceria internacional
Durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação entre a Semades e a InPlanet, startup alemã incubada na Esalq/USP. A parceria prevê ações conjuntas para impulsionar a inovação tecnológica e a sustentabilidade no agronegócio, incluindo a doação de 200 toneladas de remineralizador para hortas urbanas, fortalecendo a produção comunitária.
Segundo Luiz Felipe Veronese, gerente regional da InPlanet no Centro-Oeste, a cooperação vai garantir suporte direto aos produtores.
“Estamos entrando com um recurso patrocinado para beneficiar hortas urbanas e comunitárias de Campo Grande. O remineralizador é um insumo certificado pelo Ministério da Agricultura, com base técnica sólida, que será aplicado no solo com acompanhamento especializado. Diferente dos fertilizantes convencionais, ele oferece múltiplos atributos e benefícios, promovendo não apenas a correção, mas uma verdadeira renovação da fertilidade do solo, o que é extremamente positivo para a horticultura”, explicou.
Alimentação escolar
Também foi firmado o Protocolo de Intenções entre a Semades e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com foco na organização da produção da agricultura familiar e sua integração às políticas públicas de alimentação escolar. A medida fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estimula a produção local e promove hortas escolares e urbanas como instrumentos de educação ambiental e segurança alimentar.
A secretária-adjunta da Semed, Maria Lúcia de Fátima Oliveira, destacou a relevância da parceria. “Uma parceria que irá promover condições aos pequenos agricultores de participarem do PNAE, ofertando uma produção saudável, estimulando a educação ambiental e fortalecendo a economia local.”
Obras de infraestrutura
Na oportunidade, foi anunciada a obra de manutenção da Ponte do Estrela, realizada pela Suzano em parceria com a Prefeitura, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). A ação reforça a importância da parceria público-privada, unindo investimentos da iniciativa privada à coordenação da gestão municipal. O resultado é uma entrega que garante mais segurança viária, integração comunitária e fortalecimento da infraestrutura local.
Também foram entregues duas novas salas de aula para ampliar e melhorar o atendimento à comunidade escolar da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, além de melhorias na estrutura do prédio.
“Trabalhamos sempre seguindo a orientação da prefeita Adriane Lopes de buscarmos atender às necessidades da população. A ampliação desta escola vai proporcionar um avanço substancial nas condições de trabalho dos nossos servidores e no aprendizado das nossas crianças”, destacou o secretário da Sisep, Marcelo Miglioli.
Certificação dos agricultores
A Semades, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), reuniu agricultores familiares para oferecer orientações técnicas e possibilitar o acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) — instrumento fundamental da Política Nacional da Agricultura Familiar.
A inscrição ativa no CAF é requisito básico para que os agricultores tenham acesso às políticas públicas de apoio, incentivo e geração de renda. Nesta edição, foram entregues 12 certificados. Entre os beneficiados está o agricultor Edivaldo Felipe de Oliveira, que celebrou a conquista.
“Estou sem palavras para agradecer o que as equipes da Semades e da Agraer me ajudaram a conseguir esse documento. Hoje vou assinar minha CAF e, com este documento, vou poder emitir nota fiscal, ampliar o escoamento da minha produção, melhorar a vida da minha família.”
Compromisso com o desenvolvimento
A prefeita Adriane Lopes destacou que a gestão municipal tem um olhar atento para os pequenos, médios e grandes produtores.
“É do pequeno ao maior, todos incluídos nas políticas cíclicas de desenvolvimento da nossa cidade. Os pequenos e médios produtores precisam ser alcançados. E a nossa equipe está fazendo esse trabalho de cadastro, com toda a estrutura, com esse ambiente de compromisso. A gente quer ser referência — para Campo Grande e para o país — no tratamento às pessoas e nos avanços que vamos continuar promovendo.”
A senadora Tereza Cristina ressaltou a importância da atuação conjunta entre os gestores públicos. “Quando trabalhamos juntos, com empatia, conseguimos vencer a burocracia — e isso faz diferença para quem está na ponta. Nosso papel é levar dignidade e oferecer condições reais de trabalho. O que importa é o resultado, que vem com união e compromisso. Os pequenos produtores sabem trabalhar; cabe a nós facilitar, destravar processos e garantir que o apoio chegue a tempo.”
O secretário da Semades, Ademar Silva Júnior, reafirmou o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável, ampliar oportunidades de renda e apoiar a agricultura familiar.
“Essa ação é resultado de um esforço coletivo de todas as equipes e parceiros que se dedicaram para atender às comunidades rurais com dignidade e eficiência. Nosso objetivo é valorizar quem vive e produz no campo, oferecendo condições para que a agricultura familiar seja cada vez mais forte e sustentável, garantindo qualidade de vida para a população.”
Presente na ação, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, também destacou a importância da parceria entre Estado e Município.
“A união entre o Governo e a Prefeitura é fundamental para alavancar a agricultura. Essa integração potencializa resultados, amplia o alcance das políticas públicas e fortalece os produtores locais, que passam a ter mais oportunidades, acesso à tecnologia, capacitação e condições de ampliar sua produção de forma sustentável. Quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar a realidade no campo e gerar desenvolvimento para toda a sociedade.”
Também estiveram presentes representantes da Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, secretários municipais e estaduais, além de representantes das instituições parceiras da ação.
#ParaTodosVerem As imagens mostram a ação e autoridades.