NOTICIAS

Serviços da Prefeitura de João Pessoa atuam na promoção do cuidado integral de animais e humanos

“A medicina vai curar o homem. A medicina veterinária vai curar a humanidade!”. Em uma única frase, a explosão de emoções de um ser humano que, ao que nos parece, já nasceu com a compreensão de que o mundo só será perfeito um dia quando a humanidade aprender a amar de verdade os animais e o meio ambiente. Alick Farias, médica-veterinária com atuação no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Prefeitura de João Pessoa, revela-se, na reprodução da citação acima, um ser emocional conhecedor da impossibilidade de pensar o equilíbrio entre todos os seres fora do contexto da Saúde Única, onde o cuidado integral com humanos, animais e meio ambiente não pode ser dissociado.

“A missão do médico-veterinário e da médica-veterinária é muito mais ampla. A gente está lidando com a vida humana, com a vida animal e com o meio ambiente. E essa parte da Saúde Única que a gente trabalha é muito importante na sociedade. Nós somos parte de um meio ambiente, devemos cuidar da preservação de tudo, da fauna, da flora, não temos como viver separados disso”, realça Alick Farias.

Mas, Alick não é a única personagem dessa história de amor aos animais que terá três capítulos. Na série de reportagens ‘Saúde Única: o cuidado integral de animais, humanos e meio ambiente’, nós ainda vamos apresentar outros profissionais apaixonados dessa visão macro sobre a saúde.

Saúde Única – Alguns podem nunca ter ouvido essa expressão. Outros, talvez a tenham escutado, mas ainda não sabem bem do que se trata. O Ministério da Saúde (MS) define Saúde Única – também conhecida como One Health – como um sistema que reúne saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.

Em outras palavras, a Saúde Única é uma abordagem que considera como humanos e animais interagem ecologicamente em um ambiente, onde qualquer alteração nestas relações provocará desequilíbrios e, consequentemente, a propagação de doenças. Humano, animal e ambiente compartilham os mesmos ecossistemas e, portanto, os mesmos riscos e benefícios à saúde.

Em resumo: Saúde Única é a consciência de que a vida é um tecido entrelaçado. Se um fio se rompe — seja humano, animal ou ambiental — toda a teia se fragiliza.

Em João Pessoa, como destaca o secretário de Cuidado e Proteção Animal (Secupa), Guga Pet, se entende que a proteção animal é um pilar da Saúde Única. “Na Clínica e Hospital do Pet, integramos o cuidado veterinário com políticas de conscientização pública, vigilância de zoonoses e posse responsável. Essa visão sistêmica garante que a saúde dos animais, o bem-estar da população e a sustentabilidade ambiental caminhem juntos, tornando João Pessoa uma cidade mais saudável e harmoniosa para todos”, ressaltou.

Nesse contexto, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Cuidado e Proteção Animal (Secupa) e de Saúde (SMS), mantém disponível para o acolhimento e tratamento de animais domésticos e em situação de rua o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, no bairro Bancários; a Clínica do Pet, no Centro; e o Hospital do Pet, no Bairro dos Estados. Ainda dentro dessa política pública de assistência, a gestão municipal ainda tem o serviço itinerante de castração de cães e gatos, o Castramóvel.

Na segunda reportagem da série, a vocação dos veterinários que atuam para garantir uma vida em equilíbrio.