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Conheça os sete projetos vencedores do Prêmio Re-Ciclo  – IFSP

Vencedores apresentaram inovações sustentáveis em resíduos 

No dia 9 de outubro, o IFSP divulgou os sete projetos vencedores do Re-Ciclo: desafio de Inovação Sustentável em Resíduos. A iniciativa integra o Circuito Urbano 2025, promovido pela ONU-Habitat, e busca estimular soluções criativas e ambientalmente responsáveis para o tratamento de resíduos. 

 

O diretor de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX), Rodrigo Delphino, destacou que a seleção dos sete melhores projetos entre os 25 submetidos por diferentes campi foi bastante difícil. “Recebemos projetos muito bons, o que reforça a qualidade dos estudantes do IFSP”. Conheça os projetos vencedores abaixo. 

Mariana Bertolotti, diretora de Equidade e Ações Comunitárias da PRX, afirmou que todos ganharam com o concurso, uma vez que as soluções apresentadas pelos estudantes para o descarte sustentável de resíduos ficarão disponíveis para todos os interessados em conhecê-las e aplicá-las.  

A preocupação com a sustentabilidade, apontou Delphino, vem crescendo no IFSP desde 2021, com o apoio do reitor Silmário Batista às ações na Instituição, como a criação de uma diretoria para tratar exclusivamente sobre o tema.  

“É uma temática importante e presente em tudo. Praticamos a sustentabilidade quando vamos ao mercado com uma sacola reutilizável e recusamos sacolinhas plásticas descartáveis, quando nos atentamos ao desperdício de alimentos, e, claro, em ações mais complexas, que visem alternativas para o descarte dos resíduos”, avaliou.  

O evento virtual Re-Ciclo: desafio de Inovação Sustentável em Resíduos também contou com a palestra de três professores do IFSP. Adriana Antunes, docente do Campus São, falou sobre resíduos sólidos; Celso Galvani, do Campus Registro, explanou sobre economia circular; e Maria Helena Del Grande, do Campus São Paulo, apresentou os conceitos de Ambiental, Social e Governança (ESG) e Resíduos. Assista às palestras aqui.

Premiação 

Os sete projetos vencedores do concurso levam para casa equipamentos eletrônicos oriundos de apreensões da Receita Federal, incluindo iPad, celulares, smartwatches, celulares, fones, além de certificados de Menção Honrosa. Os alunos das pesquisas classificadas devem enviar e-mail para   

Conheça os projetos ganhadores: 

1º colocado: Projeto Ciclo+ 
Campus Sorocaba 
Alunos: Erick Paes, Guilherme Pinheiro, Pedro Souza 
Resumo: O Ciclo+ tem como objetivo principal automatizar a separação de resíduos sólidos. Buscou-se desenvolver um protótipo funcional de lixeira inteligente, capaz de identificar resíduos de metal, vidro, plástico, papel e orgânico por meio da implementação de um sistema de classificação via sensores (óptico, indutivo e de carga). Também busca promover a redução de custos frente a soluções comerciais existentes, tornando a tecnologia escalável e viável para ambientes públicos e privados, em conjunto com a criação de um aplicativo móvel para monitoramento remoto dos resíduos, notificando os responsáveis quando a lixeira atingir sua capacidade máxima. 

2º colocado: Projeto S.I.G.R. – Sistema de Inteligência e Gestão de Resíduos  
Campus Caraguatatuba 
Aluno: Vitor de Oliveira Rodrigues 
Resumo: O projeto S.I.G.R. nasce para mudar o paradigma da gestão de resíduos de um centro de custo para um centro de inteligência. O objetivo é implementar uma cultura de gestão de resíduos baseada em dados no IFSP, transformando o processo de descarte em uma fonte de inteligência estratégica para otimização de recursos e promoção da sustentabilidade. 

3º colocado: Projeto Grow – crescendo o amanhã 
Campus Sertãozinho 
Alunos: Julia Carmona, Raquel Vassalo e Richard Santana.  
Objetivo: O projeto propõe pontos de troca de recicláveis por recompensas, unindo tecnologia, gamificação e acessibilidade. O sistema contará com quatro lixeiras seletivas (plástico, papel, metal e vidro) conectadas a um totem interativo, acessível via aplicativo ou CPF, que registrará entregas, pontuará usuários e indicará locais de resgate. Sensores nas tampas identificarão os materiais e orientarão o descarte; em caso de erro, a lixeira será liberada para correção, estimulando aprendizado imediato. 

4º colocado: Projeto Tratamento Sustentável de Resíduos de Amônia com Biofiltros de Conchas Naturais 
Campus Catanduva 
Aluno: Pedro Henrique Pozeli Cristim de Oliveira 
Resumo: O descarte de efluentes em corpos d’água é um dos principais responsáveis pela depleção de oxigênio dissolvido e pelo processo de eutrofização. Dentre esses efluentes, a amônia se destaca pela sua alta toxidade. O objetivo desse projeto é confeccionar e implementar biofiltros bacteriológicos como sistemas de tratamento de resíduos de amônia, avaliando o desempenho do biofiltro em relação a sua eficiência no processo de nitrificação identificando os melhores parâmetros de operacionalidade. 

5º colocado: Projeto Ecológica: sistema automatizado de compostagem e gestão de resíduos sólidos 
Campus Tupã 
Aluno: Ailton Alves Carneiro Neto 
Resumo: Apesar dos benefícios, a prática da compostagem ainda é pouco difundida nos centros urbanos devido a fatores como a falta de infraestrutura, escassez de espaço, desconhecimento técnico ou até mesmo o desinteresse da população. A proposta apresenta um protótipo inteligente de coleta e destinação de resíduos orgânicos, composto por dois módulos: uma lixeira interativa e uma composteira automatizada. 

6º colocado: Projeto Nova Eco 
Campus São Carlos 
Alunos: Davi Roberto Beltrame, Samuel Borges Rabelo e Kaike Santos Macário Bispo 
Resumo: O projeto visa à proposição de plano de ações que estimule a reciclagem, reutilização e descarte adequado dos resíduos sólidos urbanos (RSU) com baixo custo ao município e alta viabilidade. A implementação do projeto visa promover mudanças significativas no âmbito social, ambiental e econômico, contribuindo para a qualidade de vida da população e para a sustentabilidade do município. Por meio de ações voltadas ao descarte correto de resíduos e à valorização dos espaços públicos, espera-se alcançar resultados que fortaleçam tanto a consciência coletiva quanto a preservação ambiental. 

7º colocado: Projeto EcoFlowSolar 
Campus Campinas 
Aluna: Giovana Rocha dos Santos 
Resumo: Em muitas hortas urbanas, especialmente comunitárias ou instaladas em espaços públicos e áreas residenciais, o acesso direto à rede elétrica é um problema real. Essa limitação dificulta a implementação de sistemas de irrigação automatizada, que poderiam garantir um fornecimento adequado e regular de água às plantas, reduzindo desperdícios e melhorando a produtividade. Como consequência, a irrigação manual torna-se a única alternativa, exigindo disponibilidade constante de mão de obra e estando sujeita a falhas, como irrigação insuficiente em dias quentes ou excessiva em períodos chuvosos. Essa falta de automação compromete o desenvolvimento saudável das culturas e a eficiência do uso dos recursos hídricos. Esta proposta do desenvolvimento de um irrigador automatizado alimentado por uma placa fotovoltaica consegue resolver este problema, além de estar alinhada às ODS 2, 6, 7 e 11. 

Confira aqui a lista completa dos projetos.