NOTICIAS

IFSP recebe comitiva francesa para ações de Ciências Ambientais  – IFSP

Atividades fazem parte do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade 

A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSP recepcionou, na manhã deste domingo (12), uma comitiva formada por 12 franceses, sendo nove estudantes e três professores, para uma semana de trabalhos na área de Ciências Ambientais no Campus Avaré.  

Os acadêmicos provenientes da Agriampus Laval e do Campus de Pouillé Angers vieram ao Brasil para participar do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que será realizado no Campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais, entre os dias 20 e 24 de outubro, e envolverá 13 Institutos Federais do Brasil, bem como inúmeras instituições francesas. Saiba mais sobre o evento aqui. 

Antes do início do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, os Institutos Federais recebem as delegações francesas para um pré-forum com atividades nas instituições.  

Segundo o coordenador de Relações Internacionais do IFSP, Wagner Belo, o envolvimento do Instituto Federal de São Paulo no evento está sendo celebrado pela comunidade acadêmica, uma vez que a Instituição está retomando sua participação no fórum internacional. “O retorno ao programa não foi algo simples de se fazer. Iniciamos uma articulação com a organização geral do evento, demonstrando o interesse e a relevância na participação, além de termos feito uma missão internacional até a França para dialogar com parceiros internacionais e iniciar os desenhos das ações de cooperação internacional entre todas as instituições envolvidas”. Além de voltar a integrar o rol das instituições envolvidas com o evento, o IFSP irá fomentar trabalhos colaborativos na temática das ciências ambientais. 

Wagner exaltou o esforço do Campus Avaré do IFSP para a implementação de atividades voltadas ao pré-fórum. O coordenador de Extensão do campus, Gustavo Matarazzo Rezende, revela que foi pensada uma agenda para a semana com trabalhos técnicos e visitas especializadas junto aos produtores locais, além de atividades lúdicas para incentivar a integração com os estudantes do local. “Estamos convencidos de que todos sairão muito impactados após esta intensa semana de diálogo entre brasileiros e franceses”, acredita.  

O diretor-geral do Campus Avaré, Julio Damilio, avalia que o movimento será bastante positivo para o campus. “Conseguiremos expandir a ação de internacionalização no campus e seguramente esta retomada será um pontapé inicial para que uma relação duradoura e potente se estabeleça”.  

Fórum 

A 8ª edição do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade reunirá cerca de 250 participantes — entre professores, estudantes, pesquisadores e autoridades do Brasil e da França — para debater temas de relevância global. 

O evento marca um momento simbólico: além de celebrar os 20 anos de criação do Fórum, integra o calendário oficial das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, dentro do “Ano do Brasil na França e Ano da França no Brasil”.  

Esta edição abordará o tema “Sistemas alimentares e mudanças climáticas: desafios e perspectivas”, refletindo as preocupações comuns às duas nações em relação à sustentabilidade e à segurança alimentar. 

Os debates e atividades serão organizados em torno de três subtemas: 
• Protagonismo individual e coletivo no enfrentamento das alterações climáticas, destacando o papel das comunidades e instituições na construção de soluções para a crise ambiental.
• Tecnologias e estratégias para uma produção agrícola sustentável, com foco em práticas que aliem produtividade e conservação dos ecossistemas. 
• Gestão de recursos naturais, envolvendo o uso racional de água, solo e insumos agrícolas. 

Saiba mais aqui. 

Ações de internacionalização 

A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSP tem realizado inúmeras atividades de mobilidade estudantil. A última ação foi um intercâmbio acadêmico envolvendo 19 estudantes em três cidades do Chile.  

Saiba mais sobre essa experiência na matéria: “Estudantes do IFSP embarcam para intercâmbio no Chile” e também em: blog escrito pelos estudantes.