NOTICIAS

Agência Minas Gerais | Educação ambiental chega a mais de 200 municípios com 5ª edição do Jovens Mineiros Sustentáveis

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (PJMS) inicia, em 2026, sua 5ª edição oficial com ampliação significativa de sua atuação em Minas Gerais, consolidando a educação ambiental como política pública estratégica no estado. Nesta nova etapa, a iniciativa passa a alcançar mais de 200 municípios, com ações distribuídas em todas as regiões mineiras.

A edição de 2026 amplia o alcance do programa por meio da adesão de novas parcerias individuais em 32 municípios e da participação de consórcios intermunicipais, que incorporam outros 15 municípios. O PJMS também passa a contar com instituições da rede privada e fundações vinculadas à rede pública de ensino, além da parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), envolvendo escolas localizadas no entorno do Parque Estadual da Baleia, em Belo Horizonte.

A lista dos municípios habilitados para ingresso no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis – Edição 2026 está disponível neste link.

Como funciona

Criado em 2022, após projeto piloto realizado em 2021, o programa vem evoluindo continuamente em suas metodologias e ampliando a adesão de municípios, escolas e parceiros institucionais. Ao longo desse período, consolidou-se como uma das principais iniciativas de educação ambiental do Governo de Minas.

O PJMS é estruturado em seis eixos temáticos centrais: Cidadania Ambiental; Educação Humanitária, com foco no cuidado e respeito aos animais silvestres e domésticos; Água; Resíduos Sólidos; Energia; e Florestas e Clima. Para ampliar a abordagem ambiental, o programa incorporou ainda os temas Qualidade do Ar e Poluição Atmosférica, além de Saneamento. A iniciativa oferece também curso de Educação Ambiental voltado à capacitação de professores, com foco em metodologias aplicadas ao ensino formal.

A edição de 2025 foi considerada estratégica para o fortalecimento do programa, com a participação ativa de 186 municípios finalistas. O ciclo contribuiu para o aprimoramento da gestão e para o planejamento da edição de 2026, estruturado a partir da escuta dos atores envolvidos. Como resultado, o programa ampliou seu alcance e passou a contar com 215 municípios nesta nova edição.

De acordo com o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Cottini, o programa promove conscientização sustentável e mudança de hábitos dos alunos, com impactos que extrapolam o ambiente escolar. “As ações alcançam as famílias e a comunidade, integrando teoria e prática para enfrentar desafios ambientais que vão do local ao global”, afirma.

As atividades desenvolvidas despertaram maior interesse das escolas pela gestão de resíduos sólidos, consumo consciente de água e energia, cuidados com animais e enfrentamento das mudanças climáticas, com ações como plantio de árvores e criação de refúgios climáticos.

Resultados e impactos

Em 2025, foram implantados 108 Bosques do Amanhã, com o plantio de 12.229 mudas, além da realização de 1.557 atividades nos eixos temáticos. Desde sua criação, o PJMS já alcançou 257 municípios, 805 escolas, capacitou 34.128 alunos e 1.558 professores. O índice de satisfação é de 9,5, com 95% de avaliação positiva dos participantes.

Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhado ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), o programa tem como foco, em 2026, ampliar modelos pedagógicos e incentivar a municipalização da educação ambiental, fortalecendo sua permanência como política pública essencial em Minas Gerais.