NOTICIAS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas inaugura estação Novo Eldorado do Metrô da RMBH

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões inauguraram, nesta segunda-feira (9/2), em Contagem, a estação Novo Eldorado do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O trecho integra o projeto de expansão da Linha 1, que acrescentará 1,7 quilômetros à malha metroviária. A última estação inaugurada no sistema do Metrô da RMBH foi a Vilarinho, em 2002.

O investimento no novo trecho é de cerca de R$ 96 milhões, valor que contempla a elaboração dos projetos e a execução das obras. Já o montante total, que engloba colocação de trilhos e redes, entre outros, atinge R$ 179 milhões. A expectativa é que a nova estação atenda cerca de 7 mil pessoas por dia.  

O governador comemorou a entrega da primeira nova estação da ampliação do metro da Região Metropolitana de Belo Horizonte e destacou o trabalho realizado pela atual gestão na melhoria da mobilidade urbana na região.

“Fico muito feliz de estar fazendo esta entrega. É a primeira de sete estações previstas para serem entregues nos próximos dois anos, tudo planejado, com recurso reservado, além de muitas outras, como o Rodoanel, duplicação da rodovia que vai para Ouro Preto”, ressaltou.

A estrutura vai reforçar a integração metropolitana e ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros.

Os usuários que utilizam algumas linhas de ônibus metropolitanos oriundas de Betim, Contagem e Esmeraldas poderão desembarcar na via Expressa de Contagem e fazer a integração com o metrô na estação Novo Eldorado, reduzindo o tempo de deslocamento.

Passagem gratuita

A nova estação entra em operação nesta terça-feira (10/2) e os dois primeiros dias de funcionamento não terá cobrança de passagens para que embarcar no Novo Eldorado. O anúncio da gratuidade foi feito pelo vice-governador Mateus Simões.

“Quero aproveitar pra dizer que como precisamos incentivar as pessoas a conhecer a estação Novo Eldorado, como nós temos que estimular a entender que o trem agora chega até aqui, como nós temos que falar das outras novas estações que estão sendo construídas, terça e quarta desta semana não tem cobrança de passagem aqui na estação Novo Eldorado para que as pessoas possam vir e conhecer”, anunciou Mateus Simões.

A solenidade de inauguração da estação Novo Eldorado contou com a presença do ministro das Cidades, Jarbas Filho, da prefeita de Contagem, Marilia Campos, do secretário de Estado de Infraestrutura, Transportes e Mobilidade (Seinfra), Pedro Bruno, além de deputados estaduais, federais e de autoridades municipais.

Estação

Com uma área construída de 1,9 mil metros quadrados, a estação Novo Eldorado conta com uma estrutura moderna e acessibilidade total, como sinalização em braile e piso podotátil, além de estar equipada com elevador e escada rolante, para garantir o acesso às plataformas.

Os usuários ainda terão máquinas de autoatendimento à disposição, para facilitar o acesso aos serviços do sistema, além de uma galeria de lojas para atender às necessidades do dia a dia e proporcionar praticidade aos passageiros durante os deslocamentos.  

Os moradores da região que não utilizam o metrô também serão beneficiados. As passarelas de acesso à estação vão funcionar 24 horas por dia, criando uma nova conexão para travessia de pedestres e interligando áreas de serviços e comércio de diferentes bairros, que antes eram separadas pela linha férrea e pela Via Expressa de Contagem.

“Hoje é um dia que simboliza a realização de um sonho antigo da população da Região Metropolitana. O metrô passou mais de duas décadas sem ganhar uma nova estação. Retomar os investimentos no sistema, ampliar a Linha 1 e tirar a Linha 2 do papel é devolver ao metrô o protagonismo que ele merece na mobilidade da nossa região. Essa entrega mostra que é possível planejar, estruturar e executar projetos que transformam a vida das pessoas, com responsabilidade e visão de futuro”, contextualizou o secretário Pedro Bruno.

Avanços na Linha 2 

As obras da Linha 2 seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô até o Barreiro. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.  

A expectativa é que a Linha 2 transporte, em média, 50 mil passageiros por dia, promovendo uma transformação na mobilidade urbana da capital mineira e de toda a RMBH. A previsão é que a entrada em operação das duas primeiras estações — Nova Suíça e Amazonas — seja antecipada ainda para 2026.  

O pleno funcionamento da Linha 2, previsto para 2028, vai contribuir para a redução do tempo de deslocamento, desafogar o tráfego viário, estimular o desenvolvimento urbano e promover maior integração entre diferentes regiões da cidade.  

Parte dos recursos utilizados para a modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô da RMBH é oriunda do Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho, assinado em 2021 entre Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale, com o objetivo de reparar os danos provocados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019, que deixou 272 vítimas, além de problemas ambientais e socioeconômicos.