Futura unidade funcionárá no Complexo do Juquery, cujas obras de restauro se iniciam neste ano
Na tarde desta quinta-feira, 12 de fevereiro, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) recebeu a chave que simboliza a entrega do espaço onde será implantada a sede definitiva do Campus Franco da Rocha, no Complexo Hospitalar do Juquery. A solenidade ocorreu no paço municipal e em frente ao complexo, reunindo diversas autoridades.
Tombado pelo patrimônio público, o local passará por um processo de restauração, o qual será iniciado ainda neste ano. Para a primeira etapa das obras, estão previstos investimentos iniciais de R$ 25 milhões. O IFSP segue em busca de novos recursos para garantir a conclusão do restauro e o início das atividades acadêmicas no espaço.
O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, destacou o esforço do Governo Federal para interiorizar a educação pública, gratuita e de qualidade, ampliando oportunidades à população. Ele lembrou que 100 novos campi de Institutos Federais estão sendo implementados em todo o Brasil por meio do Novo PAC. No estado de São Paulo, o Campus Franco da Rocha é uma das 12 novas unidades anunciadas.
A diretora-geral do campus, Claudia Roses, agradeceu a mobilização de todas as pessoas que, ao longo de mais de dez anos, contribuíram para a concretização da unidade. Ela ressaltou que o município já vem sendo beneficiado com a oferta de seis cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), iniciados no segundo semestre de 2025.
A prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, afirmou que o local escolhido para sediar o campus é considerado “o coração da cidade” e agradeceu o empenho do reitor e a atuação da diretora do campus. Já a diretora do Complexo Hospitalar do Juquery, Débora Pereira, destacou o simbolismo da nova fase do espaço: “Esse lugar está sendo ressignificado. Durante muito tempo, cuidou da saúde das pessoas e, agora, passará a cuidar da educação”.
A solenidade contou com a presença do deputado federal Kiko Celeguim, do deputado estadual Maurici, de prefeitos, secretários municipais e vereadores, entre outras autoridades; e foi prestigiada por servidores do IFSP e da Prefeitura de Franco da Rocha e de cidades vizinhas.
Campus Franco da Rocha
Em 2025, foram realizadas audiências públicas para a implantação do Campus Franco da Rocha. Segundo Claudia Roses, a definição dos eixos e diretrizes da unidade resultou de um amplo processo participativo.
“Mais de mil pessoas responderam ao questionário disponibilizado, entre elas mais de 700 estudantes, professores, servidores públicos, empresários e familiares de 14 municípios da região. Essa escolha reflete o desejo da comunidade”, afirmou.
Como resultado das audiências públicas, foram definidos os dois primeiros eixos que serão ofertados na unidade: Controle e Processos Industriais e Ambiente e Saúde.
Atualmente, o IFSP já oferece cursos de extensão no município, no prédio da EMEB Adamastor Baptista. Entre as formações ofertadas estão:
-
Empreendedorismo e Inovação (EaD – 40h)
-
Empregabilidade na Prática (EaD – 80h)
-
Noções de Informática Básica e Redes Sociais para Idosos (Presencial – 40h)
-
Química para ENEM (EaD – 50h)
-
Assistente de Almoxarifado (Presencial – 42h)
-
Noções de Primeiros Socorros (Semipresencial – 40h)
Complexo do Juquery
Fundado no final do século XIX pelo médico Francisco Franco da Rocha, o Complexo Hospitalar do Juquery foi uma das maiores instituições psiquiátricas do Brasil e da América Latina. Ao longo do século XX, tornou-se referência no atendimento em saúde mental, chegando a configurar uma verdadeira “cidade hospitalar”.
Com a Reforma Psiquiátrica e as mudanças nas políticas públicas de saúde, o espaço passou por um processo de desativação progressiva e reestruturação. Agora, ao abrigar a sede definitiva do IFSP Campus Franco da Rocha, o local ganha uma nova função social, reafirmando seu papel histórico no cuidado com a população — desta vez, por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.
