Ícone do site NOVAS DO DIA

Prefeitura e Governo Federal inauguram Centro de Emergência Regional do Hospital Cardoso Fontes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O hospital ampliou a oferta de serviços à população, chegando em 2025 a uma taxa de ocupação de leitos de 98% – Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo (15/2), da inauguração do Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste. A entrega é mais um passo no processo de reestruturação da unidade, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério da Saúde, iniciada em dezembro de 2024, com investimentos totais de R$ 114,4 milhões. Desde que o município assumiu a gestão da unidade federal, o hospital ampliou a oferta de serviços à população, chegando em 2025 a uma taxa de ocupação de leitos de 98%, contra a de 63% registrada no ano anterior.

– Nada é mais importante do que isto que estamos fazendo aqui hoje. Os hospitais federais passaram anos a fio como motivo de controvérsias nas suas gestões. No passado foi feita uma municipalização atabalhoada que acabou gerando uma crise ainda maior. Há um ano nós assinamos a municipalização de dois hospitais federais, o Cardoso Fontes e o Andaraí, e o Governo Federal garantiu, ao contrário da municipalização no passado, o custeio integral dessas duas unidades. Com isso, garantimos que a população tenha uma atenção digna, com respeito e qualidade – frisou Eduardo Paes, acompanhando do vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

O CER Jacarepaguá está localizado no térreo do Hospital Cardoso Fontes. Com estrutura climatizada, o espaço conta com oito consultórios, sendo cinco destinados ao atendimento adulto nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral e urologia, e três voltados à emergência pediátrica. A unidade dispõe ainda de seis salas de classificação de risco, salas de estabilização, hipodermia adulto, com dez cadeiras e duas macas, e pediátrica, com seis cadeiras e uma maca, além de espaços para realização de exames como ultrassonografia e eletrocardiograma e para coleta de exames laboratoriais.

– O que estamos fazendo hoje é entregar dignidade e decência ao povo brasileiro. Quem passa lá fora agora pensa que esse é um hospital privado e que aqui só entra quem pode pagar. Esse é um hospital público, conveniado num acordo entre o Governo Federal e a Prefeitura do Rio, com dinheiro de ambos. Qualquer pessoa, por mais humilde que seja, será tratada aqui com respeito, dignidade e terá acesso às melhores coisas que podemos oferecer – afirmou o presidente Lula.

A administração da Prefeitura do Rio possibilitou a reabertura de leitos e serviços que estavam inoperantes havia anos no Cardoso Fontes, além da contratação de novos profissionais. O CTI pediátrico voltou a funcionar com dez leitos, três salas cirúrgicas foram reativadas e a enfermaria clínica foi ampliada, passando de 27 para 60 leitos, com expansão da oferta de internação de média e alta complexidade. Os leitos foram climatizados e dois tomógrafos instalados, sendo um deles com capacidade para atender pacientes obesos. Com as melhorias, de 2024 para 2025, o número de internações passou de 4.714 para 6.612; o de cirurgias, de 2.614 para 3.531; o de exames de imagem, de 21.926 para 40.411; e o de exames laboratoriais, de 594.099 para 619.976.

Antes da gestão municipal, a emergência do Hospital Cardoso Fontes funcionava de forma precária e registrou, ao longo de todo o ano de 2024, 8.990 atendimentos emergenciais. Logo após assumir a gestão, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a reforma da emergência, inicialmente em instalações provisórias, ampliando de imediato a capacidade de assistência. Como resultado, em 2025 os atendimentos na emergência chegaram a 17.142.

– Essa parceria com o Governo Federal nos enche de orgulho. Acreditamos na construção de um Sistema Único de Saúde forte. Esperamos sempre fazer mais, que possamos entregar cada vez mais – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

As obras dos setores de atendimento, da nova cozinha e da urbanização da área externa seguem em andamento. Também estão em curso os trabalhos de modernização do centro de imagens. A conclusão da reestruturação completa do hospital está prevista para o primeiro semestre de 2026.

– Esse centro de emergência abre hoje à noite e nunca mais vai fechar. O que estamos fazendo não é só a inauguração desse centro de emergência tão importante para o Rio de Janeiro. Na prática, estamos fazendo o balanço de um ano dessa parceria construída entre o Governo Federal e a Prefeitura do Rio. Aqui, estamos entregando um novo Hospital Cardoso Fontes – declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Hospital Cardoso Fontes é referência em serviços de média e alta complexidade na Zona Sudoeste da cidade, com destaque nas áreas de oncologia, ginecologia, urologia e nefrologia, incluindo tratamentos para insuficiência renal. O serviço odontológico voltado a pacientes que necessitam de cuidados especiais também é um dos principais referenciais do Sistema Único de Saúde no estado.

Centro de Emergência Regional

Os centros de emergência regional funcionam 24 horas por dia e são integrados a grandes hospitais municipais, atendendo casos de menor complexidade. As unidades realizam acolhimento, assistência em pronto atendimento, exames e, de acordo com a necessidade clínica, fazem a regulação e a transferência de pacientes para unidades especializadas. Os centros de emergência regional são o modelo de emergência dos hospitais do município e, com o CER Jacarepaguá, chegam a nove CERs na cidade.

Categoria:

  • 15 de fevereiro de 2026
  • Marcações: Centro de Emergência Regional CER governo federal Hospital Cardoso Fontes inauguração Prefeitura do Rio

    Sair da versão mobile