NOTICIAS

Jô Soares: por onde anda o Garçom Alex – POA SHOW

foi um dos grandes personagens da TV brasileira e, junto com ele, alguns rostos ficaram marcados. Foi o caso do garçom Alex, 59, companheiro de palco do apresentador que passou 26 anos servindo drinks aos convidados e participando do programa até o encerramento do talk show, em 2016.

Quando o “Programa do Jô” chegou ao fim, o amigo do apresentador, a quem chamava carinhosamente de “patrão”, não ficou na melhor das condições. Em 2021, durante uma participação no “Melhor da Tarde”, o garçom contou que, mesmo ganhando bem enquanto trabalhava ao lado do apresentador – cerca de cinco salários mínimos – disse não ter economizado dinheiro e se arrependeu de não ter comprado uma casa própria.

Relacionadas

Pouco tempo depois de ter deixado a TV, Alex foi diagnosticado com um câncer no rim direito e, ao se ver sem condições financeiras, decidiu voltar a seu país de origem, Chile, e se dedicar à carreira de guia turístico. As circunstâncias não eram as melhores e, com um salário bem abaixo do que ganhava na Rede Globo, o então ex-garçom foi morar em um quarto simples.

Em entrevista ao “Domingo Show”, em 2019, ele falou sobre as dificuldades que enfrentava.

“Estou começando agora, não é fácil. Trago muitas pessoas do Brasil para conhecer o Chile. Tive câncer no rim direito, foi muito difícil. Hoje moro em um quartinho, não tenho condições nem de comer carne. Mas não tenho vergonha de mostrar. Muitas pessoas estão me ajudando.”

Em 2020, o barman resolveu mudar de vida e voltou ao Brasil para trabalhar em uma fábrica de alimentos da cunhada, em Mogi da Cruzes, região metropolitana de São Paulo, e abriu o canal Bar do Alex Oficial, no YouTube, onde ensina diferentes receitas de drinks.

O começo

Chileno, Luis Alexander Rubio Bernardes contou ao GShow em 2013 que começou a trabalhar na TV por acaso. “Antes de entrar no programa do Jô, eu fiz até artesanato”, disse. Ele veio ao Brasil fugindo da ditadura militar vigente em seu país e aproveitou que tinha parentes em solo brasileiros. “Estava solteiro e não tinha responsabilidades. Eu tinha um primo na época que morava aqui, no Brasil, e eu tinha ficado sem casa, não tinha onde morar.”

“Fui conversar com ele e ele me alugou um quartinho no apartamento dele, que era imenso. Acontece que esse meu primo trabalhava no ‘Jô Soares Onze e Meia’. Lamentavelmente, ele morreu. Eu fiquei completamente desnorteado.”

Durante o velório do primo, Felipe Rubio, Alex conheceu Rita Leandro, uma das produtoras de Jô Soares à época. “Ela me convidou para ficar no lugar dele, mesmo com uma fila grande de pessoas querendo trabalhar com o patrão”, comentou o garçom ao lembrar do ex-chefe pelo apelido “carinhoso”.

A notícia foi uma mistura de alegria e de tristeza. Eu consegui dar a volta por cima e aceitei o convite. Desde essa época, em maio de 1991, comecei com ele no SBT.

A partir de então, o Garçom Alex se tornou figura conhecida do programa de entrevistas. Ao GShow, ele contou que, à época, não era barman e teve que aprender a fazer drinks. “Eu era só o garçom, mas os convidados começaram a pedir coisas inusitadas. Teve um convidado que pediu uísque irlandês e eu lembro que eu não sabia fazer.” A necessidade de agradar os entrevistados fez Alex a conhecer mais sobre bebidas e se tornar barman.

Já as interações com Jô Soares eram bastante divertidas e rendiam momentos de descontração, como quando o chileno contou sobre sua tartaruga Susi, que ele brincou que não se movia há dois anos. Houve também brincadeiras e “trolagens” entre os companheiros de palco.

Um dos grandes mistérios do “Programa do Jô” foi revelado justamente por Alex. Em um vídeo de junho de 2016, do GShow, ele entregou : “Bom, depende do clima. Ele [já] tomou até sopa nessa caneca. Só que geralmente ele bebe refrigerante diet e água. Ele gosta de água”.

Saudades do Jô

Ao ser anunciada a morte de Jô Soares, no último dia 5 de agosto, Luis Alexander usou o Instagram para lamentar. “Gratidão por tudo, agora fica as lembranças e a saudade! Obrigado, senhor Jô!”, escreveu em uma publicação com vídeo e fotos dos dois juntos.

Fonte: poashow.com.br/2023/04/15/jo-soares-por-onde-anda-o-garcom-alex