Sheila Faria
Secretaria de Saúde
A UTI Neonatal do Hospital Municipal encerrou com chave de ouro as comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, em 17 de novembro, com a realização de um piquenique no último sábado (18), no Parque da Cidade.
A sombra da árvore da chuva foi pequena para tantas famílias de crianças que nasceram prematuras, ficaram sob os cuidados do Hospital Municipal e crescem saudáveis. O piquenique reuniu mais de 150 pessoas.
“Foi um encontro lindo, com ótima adesão apesar do calor. Muitas famílias estavam felizes e gratas em mostrar suas crianças, agora grandes. Tivemos bebês de meses e crianças de 10 anos nesse encontro”, disse Sandra Batista, fonoaudióloga da Neonatal.
Lorenzo, hoje com 6 meses, estava no piquenique com a família. “Gostei muito, fiquei feliz em rever as pessoas que tanto fizeram por ele quando mais precisamos, as enfermeiras, as médicas e algumas mães que estavam lá na mesma época que nós”, disse Camila Felizardo De Azevedo, mãe de Lorenzo. Ele nasceu prematuro de 32 semanas de gestação, ficou 41 dias na UTI Neonatal e hoje está um bebezão.
O piquenique foi um encontro de muitas histórias e muitas vitórias, um momento de descontração das famílias e das equipes, criado para reforçar o atendimento humanizado do Hospital Municipal para prematuros, acolhendo as famílias no tratamento.
São considerados prematuros bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação –o período ideal é 40 semanas. O hospital atende desde prematuros extremos, de 24 semanas de gestação, por exemplo.
Referência
No Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), nascem cerca de 500 bebês por mês, dos quais uma média de 10% são prematuros. A média da região é 13%.
A UTI Neonatal é referência em atendimentos de alta complexidade, em neurocirurgias e cirurgias pediátricas e no atendimento a bebês prematuros.
A unidade também conta com o Banco de Leite Humano, que garante o abastecimento de leite materno para todos os bebês prematuros do HM e de todos os hospitais da cidade.
Desde o início do mês, a UTI Neonatal permanece enfeitada com banner e bexigas roxas, cor usada para chamar a atenção sobre o problema. No dia 17, a entrada do Hospital Municipal também ficou roxa e o Arco da Inovação, cartão postal da cidade, foi iluminado de roxo durante a semana de 13 a 18 de novembro.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde