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Governo de SP expande acessibilidade em Libras no aplicativo de servidores públicos





Ação do programa São Paulo São Libras oferece uma ferramenta de suporte direcionada aos servidores públicos com deficiência auditiva



O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), expandiu a acessibilidade em Libras no aplicativo SOU.SP.GOV.BR, que unifica os serviços essenciais relacionados à vida funcional de servidores públicos. Agora, os cerca de 1,3 mil servidores paulistas que se declararam pessoas com deficiência auditiva têm a opção de solicitar atendimento na Língua Brasileira de Sinais diretamente pelo aplicativo.

A iniciativa integra o programa São Paulo São Libras, lançado em outubro de 2023, que permite que servidores de órgãos públicos estaduais acionem intérpretes de Libras por meio de videochamadas em tempo real. Esses intérpretes facilitam a comunicação com pessoas com deficiência auditiva: eles conversam em Libras com o cidadão surdo e transmitem, em português, o conteúdo da conversa ao servidor, garantindo uma interação fluida e acessível.

A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). O app oferece uma gama diversificada de serviços e funcionalidades, como consulta a demonstrativos de pagamentos, férias, envio de atestados médicos, informes de rendimentos, serviços relacionados à saúde, carteirinha do Iamspe, entre outros. Até o momento, já foram cadastrados 48 órgãos da administração pública direta e indireta na plataforma, abrangendo um total de mais de 458 mil servidores ativos no sistema e em torno de 470 mil aposentados e pensionistas.

“A expansão do atendimento em Libras no aplicativo SOU.SP.GOV.BR representa um avanço significativo na garantia de acessibilidade para os servidores com deficiência auditiva e reforça a transformação digital na qual temos trabalhado. Embora o foco seja proporcionar suporte aos servidores surdos para situações rotineiras individuais, essa implementação também permite que qualquer servidor, não necessariamente surdo, possa agir como intermediador em situações de atendimento a cidadãos surdos. Embora não seja o objetivo principal, essa funcionalidade reforça o caráter inclusivo e solidário do programa São Paulo São Libras, ampliando ainda mais os horizontes da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para todos”, destaca o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Desde outubro, 1,3 mil delegacias de polícia que prestam atendimento ao público já têm acesso à Central, com apoio da Secretaria da Segurança Pública. O programa também expandiu seu alcance para 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diferentes regiões do estado, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Gradualmente, o programa vem sendo expandido para todos os demais serviços públicos estaduais para fortalecer o atendimento acessível e inclusivo às mais de 590 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem nos 645 municípios paulistas.

Acesso único GOV.BR
Para se conectar ao SOU.SP.GOV.BR, o servidor deve possuir uma conta GOV.BR.

O login único do governo federal (acesso.GOV.BR), que é a porta de entrada para mais de mil serviços públicos digitais, também será a chave de acesso para todos os serviços de gestão de pessoas. O aplicativo já está disponível em todas as lojas (iOS e Android) para download.

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