NOTICIAS

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos do Ensino Fundamental II das unidades da Rede Municipal participaram, na manhã desta terça-feira (4), da 1ª fase das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Os exames foram aplicados na Escola Municipal Educador Francisco Pereira da Nóbrega, no bairro do Cristo.

“A Olimpíada Brasileira de Matemática é um momento muito estimulante para nossos alunos. É um incentivo ao estudo da Matemática, pois aqueles que se destacarem receberão medalhas de ouro, prata ou bronze. E essa competição é muito valorosa por ser em nível nacional. Essa Olimpíada Brasileira é o primeiro caminho, podemos dizer assim, para que os estudantes já botem o pé no mundo científico, estimulando esse pensamento do raciocínio”, destacou a secretária executiva da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, Luciana Dias.

As provas são compostas de 20 questões objetivas e tem duração de 2h30, exceto para estudantes com deficiência que poderão fazer em 3h30. Os alunos dos 6° e 7° anos farão provas do nível I, enquanto alunos dos 8° e 9° anos provas do nível II.

“A gente já vem preparando esses alunos a cada ano. Vamos conversando e explicando a importância deles participarem. Estamos sempre os estimulando. E nossa participação enquanto professor também é fundamental para que aconteça de uma forma clara, boa, e que eles consigam um desempenho na prova”, explicou o professor de Matemática, Erivan Holmes.

Richarllyson Ariel Lima Pedrosa, aluno do 9° ano, já participa da Obmep desde o 6º ano. Ele disse que está confiando na experiência de outras participações em poder alcançar uma medalha este ano. “No ano passado tiveram questões que foram muito boas para a gente resolver. Algumas foram complicadas, mas deu para fazer. Para esta prova de hoje estudei bastante e os profissionais ajudam muito na sala de aula. Acho que esse ano vou conseguir ser medalhista”, disse confiante o aluno.

As escolas têm entre 5 a 17 de junho para enviarem os cartões-resposta dos estudantes classificados para a 2ª fase. Na 2ª fase, que acontecerá no dia 19 de outubro, será aplicada uma prova com seis questões discursivas.