NOTICIAS

Pesquisadores do IFSP contam recursos da Capes para publicação de artigos – IFSP

Portaria regulamenta o pagamento de Taxas de Processamento de Artigo para publicações com acesso aberto no âmbito do Padict

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a Portaria nº 120/2024, que dispõe sobre o pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (APC, do inglês Article Processing Charges) para publicações com acesso aberto no âmbito do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict).

O acesso aberto às publicações científicas trata-se de um movimento para disponibilizar gratuitamente os resultados de pesquisas científicas para leitura, distribuição ou reutilização, e se difere do modelo tradicional de publicação com acesso restrito, normalmente feito por meio de assinaturas, sendo referência no Brasil o Portal de Periódicos da Capes. Com a Portaria nº 120/2024, as instituições federais de Ensino Superior poderão se beneficiar e ter até 100% do valor do APC financiado pela Capes.

A diretoria de Pesquisa informa que o IFSP é elegível para participação no Padict e, dessa forma, os pesquisadores do Instituto que tiverem os artigos aceitos para publicação nas editoras científicas que fizerem parte do consórcio junto à Capes poderão ter até 100% do custo de publicação dos trabalhos custeados pela agência.

No momento, a ACS Publications já está participando do consórcio, de forma que o pesquisador, ao submeter o artigo na própria ACS e tiver o trabalho aceito, terá o valor total de APC custeado pela Capes. O processo de submissão em acesso aberto na ACS Publications pode ser conferido em https://acsopenscience.org/customers/capes. A lista de periódicos da ACS que fazem parte do contrato está disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/images/documents/TITULOS_ACS_PUBLICACAO.pdf.

A Capes também está trabalhando no contrato de APCs com outras editoras, como a Springer Nature. Mais notícias e atualizações podem ser verificadas no Portal de Periódicos da Capes.