NOTICIAS

Operação de trânsito e transporte terá 25 agentes de mobilidade por noite e 13 linhas extras de ônibus

Durante a realização do São Multicultural, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), entre os dias 20 e 24 de junho, a Superintendência Executiva dê Mobilidade Urbana (Semob-JP) estará com uma operação especial de trânsito e transporte no entorno do Parque Solon de Lucena (Lagoa), local escolhido para sediar o grande evento junino da Capital.

Por noite, 25 agentes de mobilidade estarão trabalhando até o término dos shows e dispersão dos forrozeiros. E, ainda, 13 linhas de ônibus estarão à disposição para os deslocamentos dos usuários.

“Apesar da festa começar às 19h, nossas equipes chegarão ainda no final da tarde, promovendo os bloqueios, desvios e isolamentos necessários. Também reforçaremos linhas de ônibus para facilitar o uso do transporte público. Esperamos também contar com a colaboração da população, adotando comportamentos prudentes, sempre com o objetivo de manter a segurança viária para todos”, afirmou Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP.

Nos dias dos festejos, as equipes operacionais estarão realizando pelo menos quatro pontos de bloqueios a partir das 18h, no entorno da Lagoa, entre eles: próximo às vias Diogo Velho, Pedro II, Parque Solon de Lucena e Camilo de Holanda. Além de manter os agentes de mobilidade em campo, o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) também estará atuando, tanto monitorando pelas câmeras quanto recebendo demandas de trânsito consideradas urgentes, através do WhatsApp (83) 9 8760-2134 ou Disk Semob-JP: 3213 7188.

Para orientar a população e garantir a segurança viária durante os festejos, o órgão reforça as seguintes dicas: não dirija após ingerir bebida alcoólica; busque meios alternativos para locomoção como táxi e transporte público; respeite os limites de velocidade e demais sinalizações, incluindo, estacionar nos locais apropriados, além de sempre seguir as indicações dos agentes de mobilidade.

Esquema de ônibus – Um reforço nas linhas do transporte público será realizado, a partir desta quinta-feira (20) até segunda-feira (24), com o objetivo de atender ao público que vai assistir as apresentações das atrações juninas do São João Multicultural.

Já no feriado (24), a Semob-JP e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP) definiram manter o quadro de domingo, devido expectativa da redução do número de passageiros. 

De 20 a 24 de junho – Além da operação normal do transporte público, serão colocadas à disposição 13 linhas com viagens extras, às 00h30. São elas: 116 (Colinas do Sul), 120 (Mussumagro/Parque do Sol), 203 (Mangabeira VII), 301 (Mangabeira/D. Pedro II), 302 (Cidade verde/ Pedro II), 303 (Mangabeira/ Cidade Verde), 504 (Mandacaru), 523 (Colinas do Sul/ Epitácio), 701 (Alto do Mateus/ Acesso Oeste), 204 (Cristo), 104 (Bairro das Indústrias) e as circulares 1500 e 5100.  Vale ressaltar que as viagens das 22h50, que saem do Terminal de Integração iniciarão as viagens na Lagoa, proporcionando uma opção de retorno aos passageiros para suas residências.

As viagens sairão da Lagoa, no sentido Terminal de Integração do Varadouro (TIV), seguindo para os bairros. Para atender aos passageiros, caso haja aumento da demanda, serão mantidos seis carros extras pelas empresas, que farão quantas viagens forem necessárias. Para conferir os detalhes da operação do transporte público, os usuários podem acessar o site: portal.semobjp.pb.gov.br