NOTICIAS

Procon-JP realiza 83 pesquisas de preços nos seis primeiros meses do ano; combustíveis somam 24

Com o objetivo de auxiliar o pessoense a equilibrar o orçamento doméstico dando opções de preços de centenas de produtos, o setor de pesquisa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou 83 levantamentos nos seis primeiros meses de 2024. Só para combustíveis, o Procon-JP realizou 24 pesquisas de preços, visitando mais de 100 postos semanalmente.

Além de coletar e comparar valores de produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor, as pesquisas também têm a função de monitorar o mercado, principalmente dos produtos mais consumidos pela população, a exemplo dos combustíveis, gás de cozinha, pão francês, carnes, hortifrútis, alimentos da cesta básica e de material de limpeza e de higiene pessoal. Todas estas pesquisas são comparativas.

De época – O Procon-JP também ajuda ao pessoense escolher os preços dos chamados produtos de época, ou seja, os considerados sazonais devido as datas comemorativas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados, Pais, das Crianças, festas juninas e de Natal, coletando e comparando valores para manter o consumidor informado e oferecendo opções de economia.

Monitorar o mercado – Para o secretário Rougger Guerra, a função das pesquisas de preços é também monitorar o mercado, a exemplo das de combustíveis e gás de cozinha, que não apenas indicam onde o consumidor pode encontrar os produtos mais baratos, mas, também, garantir que não haja abusividade nos preços, principalmente quando dos aumentos oficiais de preços.

O titular do Procon-JP pontua que, nos casos dos combustíveis, “acompanhar os preços desses produtos semanalmente dá subsídio para que nossa fiscalização atue com mais rigor e propriedade já que as pesquisas dão a noção real do mercado, principalmente, quando dos aumentos ou de reduções por parte da Petrobras. Isso garante o preço correto nas bombas”, avaliou Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Recepção: (83) 3213-4702

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179

WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976