NOTICIAS

Prefeitura de João Pessoa e Iphan entregam Conventinho totalmente revitalizado nesta sexta-feira

O Convento São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como ‘Conventinho’, no bairro do Varadouro, foi revitalizado numa parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e será entregue nesta sexta-feira (20), às 16h. O investimento total é da ordem de R$ 6,3 milhões, divididos entre os parceiros. O espaço terá 2,7 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em dezenas de salas, salões, pátios, jardins e anfiteatro, aliando atividades de turismo, cultura e educação.

O Conventinho tem grande importância para a cidade de João Pessoa como equipamento capaz de abrigar inúmeras atividades artísticas e culturais que ajudarão a dar nova vida ao Centro Histórico da Capital. No local, vão funcionar uma Escola de Artes, uma Biblioteca Municipal, e outros equipamentos já pactuados com o Iphan, a exemplo de espaços para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro, auditório e galerias de arte.

A revitalização do Conventinho é uma ação integrada com várias outras ações e projetos desenvolvidos por meio de parcerias com o Governo Federal e o Governo do Estado.

O espaço criará um grande diferencial no cenário cultural e artístico do Centro Histórico da Capital. Trata-se de uma edificação histórica, localizada nas proximidades de outros equipamentos bem conhecidos e consolidados, a exemplo do Hotel Globo e da Igreja de São Pedro Gonçalves.

História – O Convento São Frei Pedro Gonçalves foi construído no século XX e serviu de residência para os padres franciscanos e também abrigo para o Colégio Seráfico da Nóbrega. A partir de 1999, passou a ser administrado pela Arquidiocese da Paraíba.

Em 2005, a Arquidiocese da Paraíba e a Prefeitura Municipal de João Pessoa negociaram a utilização do convento de São Frei Pedro Gonçalves e celebraram um contrato de comodato, para funcionamento do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, gerenciado pela Secretaria de Ciências e Tecnologia e a Fundação Cultural da Arquidiocese.

No final de 2008, foram iniciados os trabalhos para a recuperação do Convento com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A obra, foi parada em 2019 sem ter sido concluída na totalidade. O prefeito Cícero Lucena, ao assumir o cargo em 2021, encontrou obras de revitalização paralisadas e iniciou esforços para retomar os serviços que devolveriam um equipamento em edificação histórica para o povo de João Pessoa.